segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A atitude é o que transforma o trabalho em valor

Vivemos tempos difíceis, é certo, mas não mais do que em épocas passadas e, muito provavelmente, não mais do que em episódios futuros. Por esta mesma razão, com algum atrevimento, diria que é inevitável começar a não olhar para uma crise como uma catástrofe mas sim como um acontecimento ao qual temos que nos adaptar. Esta é a chave: adaptação.

Se nos focarmos num velho chavão “O sucesso não ensina ninguém” e percebermos que isto não é bem verdade mas também não encerra nenhuma mentira, já que, numa grande parte das vezes, apenas nos ensina a sermos vaidosos  e a ignorarmos as coisas simples do nosso trabalho e da nossa vida. Ignorando as coisas simples do nosso trabalho e da nossa vida já estamos a contribuir para uma qualquer forma de retrocesso. O sucesso ensina pouco.

Pelo contrário, as dificuldades são o nosso mais poderoso mestre, aprendemos a não repetir erros que nos levaram a elas e a preservar boas práticas que nos ajudaram a sair delas.

Não há época nenhuma, empresa nenhuma, pessoa nenhuma, relação nenhuma, coisa nenhuma que só tenha uma face de coisas boas, há sempre dificuldades, portanto, já sabemos que elas vão aparecer, mais dia menos dia, é inevitável.

Se estamos no meio de uma dificuldade, quanto nos ajuda ficarmos desmotivados ou de braços cruzados?
É fundamental ter um “gatilho” que nos obriga a começar a mexer, fazer coisas, mudar, correr, tentar, voltar a tentar e tentar outra vez. É no futuro que vamos passar o resto da nossa vida e o futuro é em frente, o futuro é acreditar, o futuro é nunca desistir.

O caminho, a estrada, por onde passam as pessoas que tem muito sucesso, que ganham muito dinheiro, que são muito felizes, é precisamente a mesma estrada, o mesmo caminho que é feito pelos outros. Simplesmente, os primeiros continuam em frente sem nunca desistir, têm objectivos muito bem definidos.

Não há desenvolvimento sem dificuldades nem reconhecimento sem resultados e quando a qualidade vem de dentro, vencer é só uma questão de tempo.

As empresas querem pessoas que resolvam problemas, focadíssimas nas soluções, motivadas para fazer sempre algo diferente tentando criar valor a todo o momento. Isto consegue-se com energia e com entusiasmo. Entusiasmo (do grego en + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Actualmente, pode ser entendido como um estado de grandeeuforia e alegria, reflectindo uma consequente coragem. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais em seu redor.

A sua visão sobre onde quer chegar e quem quer ser pode ser o seu “gatilho”, não há nada mais entusiasmante do que tentar realizar os sonhos da nossa vida. Tenha os seus objectivos de curto e de longo prazo sempre presentes.

Paulo Dantas da Costa – Partner Learnview

Sem comentários:

Enviar um comentário